ERP’s não são Sistemas Integrados

Ver Um Roteiro para a Definição de SOA utilizando BPM (ver os itens 3.1.1 e 3.2)
Os ERP’s não são Sistemas Integrados e NÃO realizam Gestão Empresarial. 
Infelizmente ensinam deste modo nas Universidades.
São departamentalizados
A FGV publicou que três empresas dominam, com mais de 80%, o mercado brasileiro de software de gestão.
São duas empresas multinacionais e uma nacional que utilizam a mesma base, ou seja, o ERP que é original do çhão de fábrica e nele foram agregando aplicativos, em função de idéias e necessidades do momento. O ERP e seus aplicativos não têm conceito, concepção sistêmica, princípios contábeis, estruturação e organização.
É uma colcha de retalhos.
É pesado; é um queixo duro.
Em determinado momento pensaram na contabilidade e agregaram um aplicativo que é uma contabilidade para registrar documentos e não dados contábeis.
Tendo estas inflexibilidades tenta-se, pela modelagem e pelas customizações (que são de elevados custos e não resolvem), registrar os dados da empresa com o enfoque gerencial. Este ERP e seus aplicativos,em função de seus desenvolvimentos, nunca gerarão relatórios gerenciais.
Não resolve os problemas de transparência dos balanços  se implantar o IFRS com estes ERPs
Uma grave distorção mostrada pela nossa experiência: o responsável pela implantação do projeto, não sabe se é melhor ter  contabilidade própria ou terceirizá-la. Isto é a prova de que o desconhecimento é total sobre o que é Sistema Integrado e o que é contabilidade gerencial.
A contabilidade que é, por excelência, um Sistema permeia, de modo silencioso, todos os módulos do Sistema Integrado de Gestão. Ver neste site  Módulos do SICCT
Instalando o Sistema Integrado de Gestão da BMA Informática em sua empresa, a sua organização tornar-se-á virtual e a contabilidade irá para o topo da Administração como instrumento nº 1 da Gestão. As informações estão sempre disponíveis
Contabilidade com o enfoque gerencial.
Com a mesma base de dados atende ao novo padrão de contabilidade brasileiro e sendo amigável com o Fasb
Ver neste site :  Um Erro de Essência Ensinado nas Universidades;  Qual é o Negócio da Sua Empresa?   Quem Define Custos na Sua Empresa ?