Reclamações dos Usuários

RECLAMAÇÕES DOS USUÁRIOS

 

Ver o material DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Importante:

A realidade que está exposta a seguir precisa, em louvor à gestão com enfoque gerencial, ser substituída, por Sistema Integrado de Gestão.

Se não for substituída, as empresa entram na área de risco por que as margens de lucros estão sendo reduzidas por pressões da concorrência.

Ver o material MATÉRIA NO JB

As lamentações dos executivos referem-se à implantação de produtos de informática sem que eles tenham o conhecimento das suas potencialidades de gestão, bem como de suas capacidades de absorver fatos novos.

Quando estes fatos novos aparecem exigem novos contratos para suas adaptações, daí as suas reclamações para os seus elevados custos de aquisições.

Na realidade, os problemas são mais sérios por que estes produtos não têm concepção sistêmica e estão desenvolvidos por profissionais não especialistas na matéria.

Estes produtos de informática, na sua concepção, são estanques, são DEPARTAMENTALIZADOS e as suas empresas, em decorrência destes produtos, estão organizadas de modo verticalizado, como se fossem prédios isolados: (Resumidamente temos:)

Produção
ERP
Egoísticamente fica com o chão de fábrica e realiza, sem qualquer preocupação com custo, os registros:

  • da Produção
  • do Controle Físico do Almoxarifado
  • da Logística (compra,entrega)
  • do Faturamento e, na maioria, sem a preocupação com o crédito e a cobrança

E fornece:

  • o consumo da produção por totais de itens de estoque
  • as notas fiscais para o contas a pagar
  • as notas fiscais para o contas a receber
  • não tem preocupações com débito/crédito de impostos e contribuições
  • Demais despesas

Importante:

Em muito dos casos, apura o custo de produção, sem a concepção exata do que é mês de competência (e pode até não considerar os créditos de impostos das matérias primas) e fatalmente, o valor do seu custo de produção é diferente do valor do custo de produção apurado, – até 3 meses depois – pela contabilidade de custo ou mesmo, pela contabilidade geral.

OBS.: O ERP departamentalizado (estanque) é um aplicativo e não oferece informação de cunho gerencial, sendo desenvolvido integrado é um módulo importante no Sistema Integrado de Gestão.

Ver o material MÓDULOS DO SICCT

Este “gap” existente entre os aplicativos de informática DEPARTAMENTALIZADOS (estanques) e o Sistema Integrado de Gestão fundamentam a afirmação em 1985, de que a matéria exposta no livro Orçamento Empresarial Integrado só seria entendido após 30 (trinta) anos de seu lançamento.

Ver PREFÁCIO DA 3ª EDIÇÃO

Contabilidade Recebe esta documentação e regista contabilmente:

  • de modo global por entrada e saída a movimentação de cada conta de estoque, sem qualquer preocupação com a apuração do custo de produção
  • as notas fiscais do faturamento, sem qualquer preocupação com o custo de vendas
  • registra, depois, a movimentações das notas fiscais – créditos/débitos de impostos
  • não tratam de custo
  • preocupam-se em emitir o balanço no menor número de dias do próximo mês.
    É importante esta preocupação, mas não tem qualquer importância para a gestão com o enfoque gerencial e fornece, no mês seguinte, os números para a contabilidade de custo:

    • o consumo das matérias primas por item de estoque
    • demais itens do custo de produção
    • os valores da mão-de-obra, retirados da folha de pagamento
    • as despesas administrativas
    • os valores das depreciações

    Na maioria das vezes, sem noção do que é apuração de custo de produção e mais refinadamente: custo de produção com enfoque gerencial.

Departamento
de Pessoal
  • Trata, com eficiência, todos os compromissos da empresa com relação aos órgãos oficiais
  • Realiza, pontualmente, os pagamentos aos empregados
  • Cuida, com zelo, da parte social

e fornece:

  • os valores para a contabilidade para os registros contábeis e, na maioria das vezes, sem preocupação com custo
  • Para a Tesouraria depositar os valores líquidos dos salários nas contas dos empregados
Departamentos:

  • de Vendas
  • de Marketing
  • Custos Diretos com Vendas
  • Fretes por embalagens entregues
  • Custos Diretos com Marketing
  • Custos Indiretos com Vendas
  • Custos Indiretos com Marketing

Não havendo esta organização para que a contabilidade registre por fato e de modo automático, estas operações, não é possível elaborar o relatório Margem de Contribuição com o enfoque gerencial e assim:

  • o Diretor de Vendas
  • a Direção da Empresa

Não têm informações sobre a Margem de Lucro de cada embalagem vendida:

  • por Cliente
  • por Produto
  • por Linha de Produto
  • por Área Geográfica, Filial, etc.

Temos experiências de implantação deste sistema integrado de gestão na área farmacêutica, onde o custo indireto de produção de cada produto é distribuído em função do custo de Marketing.

Na estruturação do nosso sistema integrado de gestão esta distribuição de custo pode ser detalhada:

  • por área geográfica (Filial e nesta por cidade)
  • por linha de produto
  • por produto
  • por embalagem
  • por cliente
Contabilidade
de Custo
  • Já com pouco tempo para apresentar os seus relatórios “corre atrás” de número que não batem.
  • A contabilidade de custo deve ter diretrizes baixadas pela Direção da Empresa para a sua atividade
  • Define critérios de rateios, distante da realidade da produção e principalmente, da realidade da gestão com enfoque gerencial
  • Nesta realidade a Direção da Empresa tem números mas ela precisa de dados para análise e tomada de decisão no momento que o fato aparece

e fornece:

  • Já com pouco tempo e até com atraso, relatórios para o “departamento de planejamento” executar o seu trabalho até o dia 10 do mês
  • Apuração do relatório gerencial Margem de Contribuição não tem condição de ser elaborado. Se fizer, com mais de 3 meses de atraso.

Nossa opinião:

Nesta organização estanque, o custo de produçãosão números ao acaso.

São dispensáveis

Diretoria
Comercial(Vendas)

Deve ter, sempre disponível, o relatório Margem de Contribuição por embalagem vendida
Relatamos a experiência de diretor de vendas que diz: “Estou realizando grandes vendas mas, sinceramente, não sei se a empresa está próspera ou caminhando para a insolvência. Não conheço o custo do produto. A concorrência exige propostas com menores preços de vendas e de maiores prazos de pagamento. O preço unitário é de centavos e os clientes são de grande porte.”

A área de vendas precisa, sempre atualizados, dos relatórios:

  • Custo de Produção de cada produto e principalmente
  • Margem de Contribuição de cada embalagem vendida

da contabilidade com enfoque gerencial e só o Sistema Integrado de Gestão está capacitado para gerar estes relatórios.

A atividade de vendas exige também, diáriamente, de análises de alternativas para preços de vendas:

  • para atender a clientes especiais
  • preços de vendas regionais
  • preços de vendas por embalagem para enfrentar a concorrência:
    • com margem de lucro até zero
    • com reduções de alocações de custos indiretos
    • só com o custo variável
    • outras alternativas

Esta atividade é atendida pelo Sistema Integrado de Orçamento Empresarial – SIOE – utilizandoSIMULAÇÕES

Departamento
de Planejamento
Nesta realidade de DEPARTAMENTALIZAÇÃO, a sua atividade não tem solução.

Produz “papéis escritos” sempre com atrasos e sempre criticados.

Para o seu funcionamento é fundamental que receba dados com o enfoque gerencial e ficar em condições de exercer o acompanhamento dos controles:

  • Físicos
  • Patrimoniais
  • Econômicos
  • Financeiros
  • Fiscais

Só o Sistema Integrado de Gestão está capacitado para fornecer estes dados.

E também ficar capacitado para elaborar o Orçamento.

Direção
da Empresa

  • Conselho de Administração
  • Diretoria Executiva
  • Diretores
COMO FICAM?

Sem informação de cunho gerencial

Não tem informação de cunho gerencial sobre:

  • Controles Físicos (estoques, ressuprimentos, etc.)
  • Controles Patrimoniais
  • Controles Econômicos (custo de produção, margem de contribuição, posição de cada cliente)
  • Controle Financeiro (política de estoque, atrasos na cobrança, aplicações de recursos financeiros, custos de empréstimos/financiamentos)
  • Controle Fiscal
  • Quaisquer outros relatórios de cunho gerencial
Acionistas ???

ORÇAMENTO: NÃO EXISTE

Neste ambiente DEPARTAMENTALIZADO é elaborado através de planilha eletrônica. Não fornece qualquer informação de cunho gerencial.

Orçamento precisa de uma realidade, minimamente organizada (com custos apurados – de produção e de margem de contribuição – de modo correto, no final de cada mês, por exemplo) e projetar os resultados pelo menos, para os próximos 3 meses.

Importante:

Esta descrição está focada em uma empresa indústrial de grande porte. Entretanto, esta realidade está presente nas empresas de quaisquer atividades e independem de seus portes. Os produtos de informática DEPARTAMENTALIZADOS não têm conceitos, concepção sistêmica, princípios contábeis, estruturação e organização.

Conclusão:

Os produtos de informática DEPARTAMENTALIZADOS não contribuem para a gestão com enfoque gerencial. A nossa experiência tem mostrado que a realidade nas empresas, com estes produtos de informática, não permite APURAR CUSTOS e não tem condições de IMPLANTAR ORÇAMENTO com o conceito de que a EMPRESA DEVE SER GERIDA PELO ORÇAMENTO que é ágil, flexível e dinâmico, com intensas realizações de SIMULAÇÕES.