Quem Define o Custo

QUEM DEFINE CUSTO NA EMPRESA?

A apuração de custo na empresa – custo de produção e a margem de contribuição por embalagem vendida – realizado pelo Sistema Integrado de Custo é de responsabilidade de todos na empresa.

Deve (tem) que ser apagado da memória que esta responsabilidade é exclusiva do Departamento ( ou Gerência ) de Custo que, em muitas empresas, tem a concorrência da engenharia de produção e muitas vezes, a área de vendas pressiona por preços de vendas menores, para vender mais e também para vencer concorrências.

Quem apura custo e define os preços de vendas são os negócios da empresa que, de modo dinâmico, exigem definições até contínuas da sua Direção, em decorrência da (1) dinâmica das regras do mercado, (2) das flutuações dos preços de compras, (3) dos preços e prazos de vendas da concorrência, (4) de determinados clientes preferenciais ou mesmo estratégicos, para fazer frente à concorrência em determinadas áreas de vendas ou de concorrente específico, (5) outras variáveis ; (¨6) de restrições de créditos, bem como (7) dos custos da empresa exigindo reduções e / ou redistribuições.

O Planejamento Estratégico é um aliado importante.

Ajustes Contínuos à Realidade dos Negócios da Empresa

Este Sistema Integrado de Gestão, pelo seu Sistema Integrado de Custo – SIC que é dinâmico e tem agilidade e flexibilidade para ajustar-se continuamente à realidade dos negócios da empresa, mediante Simulações– onde a distribuição dos custos indiretos – no ambiente da produção e nas áreas de vendas – de preços de vendas diferenciados, bem como de bonificações, descontos e de prazos de recebimentos e de clientes especiais – devem ser definidos pelos níveis estratégico / gerencial, em colegiado e coordenado pelo Departamento ( Gerência ) de Custos

Os relatórios gerenciais são automáticos